Estrutura Organizacional II

Continuando a configuração da Estrutura Organizacional, agora vamos definir as filiais da empresa. As filiais também podem ser chamadas de locais de negócio e são utilizadas para definir a filial de onde é emitida a nota fiscal de saída e outros documentos fiscais. No IMG, a configuração fica em Guia de Implementação > Componentes válidos para várias aplicações > Funções gerais de aplicação > Notal fiscal > Filial CNPJ > Definir locais de negócio.
Alí você pode criar do zero ou copiar uma outra filial e alterar o que é necessário.

Após adicionar as empresas, é necessário adicionar seus CGC (Cadastro Geral de Contribuintes):


CGC: Acessar o Guia de Implementação > Contabilidade financeira > Configuração contabilidade financeira > Empresa > Verificar e completar parâmetros globais
Selecione a empresa criada e complete as informações solicitadas.



O próximo passo é criar os Centros ou Plantas. Do ponto de vista da logística, um centro é uma unidade organizacional na qual se estrutura a empresa (áreas de produção, suprimentos, vendas, manutenção, planejamento e estoque de materiais). Para a configuração do Centro, siga:
  • Guia de Implementação > Estrutura da empresa > Definição > Logística geral > Definir, copiar, eliminar, verificar centro
É recomendável que se copie um Centro existente para criar outro,
Preencher/alterar os dados conforme necessário e salvar.
Agora é necessário associar o Centro à Empresa. Para isso vá para o guia de configuração:
Guia de Implementação > Estrutura da empresa > Atribuição > Logística geral > Atribuir centro – empresa
  • Associar Centro à Filial: Acessar o Guia de Implementação > Funções gerais de aplicação > Nota fiscal > Filial CNPJ > Atribuir locais de negócio a centros
Fazer as relações, se pode associar mais de um Centro para a mesma Filial
O próximo passo é criar a Organização de Compras. Ela é responsável por negociar pelos Centros, as condições de preços dos fornecedores. Ela pode ser atribuída aos Centros ou diretamente às Empresas.
Para a configuração, vá à Guia de Implementação > Estrutura da Empresa > Definição > Administração de materiais > Atualizar organização de compras
Adicionar uma Entrada Nova
Coloque uma organização de compra que faça sentido, de acordo com o que faz sentido na empresa. Pode-se ter mais de uma organização de compras, pode ser centralizado, por planta, para diretos para indiretos, enfim, aderente aos grupos de compras da empresa sendo implementada.
Após isso, associe a Organização de Compras à Empresa em:
Guia de Implementação > Estrutura da Empresa > Atribuição > Administração de materiais > Atribuir organização de compras – empresa
Basta selecionar a organização de compras e associar à empresa.
Também deve-se associar a organização de compras aos Centros. A configuração fica em:
Guia de Implementação > Estrutura da Empresa > Atribuição > Administração de materiais > Atribuir organização de compras – centro
Da mesma forma que associamos a org. de compras à empresa, associamos aqui a organização de compras às plantas.
Por fim criaremos os Depósitos. Depósitos são lugares onde se armazenam os materiais (matéria-prima ou materiais produzidos). O depósito não é necessáriamente um lugar físico da empresa, no caso dos materiais em consignação, o depósito é representado no SAP por um depósito ‘lógico’. A configuração fica em:
Guia de Implementação > Estrutura da Empresa > Definição > Administração de materiais > Atualizar depósito
Primeiro devemos selecionar o Centro para depois relacionar os Depósitos a ele. Após incluir todos os depósitos relevantes, salvamos.
Finalmente o último item de estrutura organizacional a ser criado é o Grupo de Compras ou Compradores. No SAP cada Grupo de compras pode representar um comprador ou um grupo de compradores que seja responsável por uma linha de materiais ou serviços ou de materiais diretos ou indiretos ou de importação, enfim, de acordo com os compradores de sua empresa. A configuração fica em:
Guia de Implementação > Administração de materiais > Compras > Criar grupos de compradores
Adicionar Entradas Novas, e inserir os dados dos compradores, o código do grupo, o nome do comprador ou do grupo e formas de contato.
Ao final da adição dos grupos de compras, salvamos .

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