O que é SAP?

O SAP é o líder mundial no mercado de software ERP, criado em 1972, na cidade de Walldorf, Alemanha, quando cinco engenheiros, ex-funcionários da IBM: Dietmar Hopp, Hans-Werner Hector, Hasso Plattner, Klaus Tschira e Claus Wellenreuther, decidiram criar sua própria empresa de desenvolvimento de sistemas: a SAP AG, Sistemas, Aplicativos e Produtos para Processamento de Dados e cujo principal produto é o SAP ECC, que está sendo substituido gradativamente pelo S4 Hana, uma evolução técnológica muito grande com mudanças significativas em transações e estruturas de tabelas e, visualmente a grande mudança, o uso do Fiori como interface com o usuário, trazendo uma interface web.

Este tipo de software, que muitos chamamos de sistema integrado, ou ERP, é um sistema de informação que interliga todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. A interligação pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras etc) e sob a perspectiva sistêmica (sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão etc)
O ERP é uma plataforma de software desenvolvida para interligar diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações do negócio.
ERP é a espinha dorsal dos negócios eletrônicos, uma arquitetura de transações que liga todas as funções de uma empresa, por exemplo, de processamento de pedido de vendas, controle e gerenciamento de estoque, planejamento de produção e distribuição e finanças.
A divisão por módulos funcionais no SAP é basicamente como o seguinte:
FI - Financeiro - Esse módulo de contabilidade financeira ajuda os funcionários a gerenciar os dados envolvidos em quaisquer transações financeiras e comerciais em um sistema unificado.
CO - Controladoria - O módulo de controle permite planejar, acompanhar, executar e reportar custos. O controlling inclui o gerenciamento e a configuração de dados mestre que cobrem classes de custo, centros de custo, centros de lucro, ordens internas e área funcional e assim por diante.
AM - Gerenciamento de Ativos - O módulo SAP AM é responsável pelo controle de ativos fixos dentro do sistema SAP, ou seja, todo aquilo que colocamos a mão, máquinas, equipamentos, carros, imóveis, notebooks, etc. No Brasil o consultor SAP FI também é responsável pelo módulo AM.
TR - Tesouraria - Dentro SAP Financial Supply Chain Management, é uma abordagem integrada para proporcionar uma melhor gestão e controle sobre todos os processos relacionados de Tesouraria,  como Fortalecer o retorno dos fundos e melhorar a relação cost-saving, Otimizar o capital de giro e excesso de dinheiro, controles de auditoria e reduzir o risco operacional.
WF - Workflow - O Workflow no irá conectar os módulos SAP através de fluxos de negócios configurados. O objetivo destes fluxos é evitar que prazos sejam expirados e que todos os envolvidos no processo estejam a par dos status e atribuições de cada um.
IS - Soluções específicas para indústrias - Não é propriamente um módulo, mas especifica as especifidades do SAP para cada vertical de negócio que a SAP trabalha. A SAP possui 31 verticais diferentes de negócios como:
   - Varejo;
   - Óleo e Gás;
   - Serviços Públicos;
   - Serviços Financeiros;
   - etc.
HR - Recursos Humanos - Desde a contratação de uma pessoa até a avaliação do desempenho, o gerenciamento de promoções, compensações, manuseio da folha de pagamento e outras atividades relacionadas a um RH é processado usando este módulo.
PM - Manutenção da Planta - O módulo Manutenção de Plantas consiste em atividades-chave para incluir inspeção, notificações, manutenção corretiva e preventiva, reparos e outras medidas para manter um sistema técnico ideal.
QM - Administração da Qualidade - Esse módulo de gerenciamento de qualidade ajuda a organização a acelerar seus negócios adotando uma maneira estruturada e funcional de gerenciar a qualidade em diferentes processos.
PP - Planejamento de Produção - O módulo SAP PP colabora com dados mestres, planejamento de vendas e operações, planejamento de recursos de distribuição, planejamento de necessidades de material, Kanban, planejamento de custos de produtos e assim por diante, enquanto trabalha para o gerenciamento de produção nas empresas.
PS - Project System - O módulo SAP PS ajuda você a gerenciar o ciclo de vida do projeto, desde a estruturação até o planejamento, execução e até a conclusão do projeto.
O módulo também tem ligação com o CIAP quando falamos de imobilizados em andamento, pois fatalmente é um projeto dentro da empresa para o devido controle dos custos da obra.
MM - Administração de Materiais - O módulo MM gerencia os materiais necessários, processados, comprados e produzidos nas empresas. Outros componentes do módulo são os dados mestre do fornecedor e dos materiais, planejamento baseado no consumo, compras, gerenciamento de estoque, verificação de faturas e assim por diante.
SD - Vendas e Distribuição - O módulo de vendas trata o processo de consultas, propostas, cotações, preços e muito mais. O módulo de vendas e distribuição ajuda muito no controle e gerenciamento de estoque.
ABAP - É a linguagem de programação do SAP. Hoje ela é orientada a objetos e permite fazer modificações em transações standard, modificar validações e mesmo criar novas transações e programas para realizar coisas que o SAP não faz nativamente de acordo com as necessidades do cliente.

Do ponto de vista processual, a divisão é por macro processos de negócio na empresa e que se relacionam aproximadamente com os módulos SAP:
O2C: Order to Cash – Pedido de Venda ao Recebimento - SD/FI/CO
P2P: Purchase to Pay – Compra ao Pagamento - MM/FI/CO
R2R: Record to Report – Registro Contábil aos Relatórios Contábeis - FI/CO
CRM – Customer Relationship Management - PP/SD/FI/CO
Supply Chain – Recebimento de Matéria Prima a Logística Externa - MM/QM/FI/CO
Human Resources & Payroll – Recursos Humanos e Folha de Pagamento - HR/FI/CO

Aqui nós vamos nos focar no módulo MM, mas inevitavelmente vamos falar muito de outros módulos já que o sistema é integrado e teremos que falar dessar integrações.

Comentários

Postagens mais visitadas